quarta-feira, 31 de outubro de 2007

A nova Cris vai economizar dinheiro

Seguindo o post da minha colega blogueira Lú, em seu post:
http://cantodalu.blogspot.com/2007/10/nova-lu-vai-economizar-dinheiro.html

Bem, não sei se todos sabem mas, sou Black Belt. Mas, o que é ser black belt? Faixa preta no judô?
Não. Na verdade, trata-se de uma qualificação em uma metodologia de redução de falhas chamada Seis Sigma, ou como preferirem, Six Sigma.
O que essa metodologia se propõe?
Bem, ela a analisa um problema, por exemplo, gasto financeiro doméstico, olha para o passado desse indicador, desdobra o problema e sugere medidas para que o problema seja reduzido ou eliminado.
Bem, eu sou fissurada nessa metodologia, pois ela elimina o achismo e parte para a análise dos dados.
Quando entrei para o grupo FLY, e comecei a ler o livro Casais Inteligentes enriquecem juntos, comecei a perceber que precisava me posicionar e começar um projetos para redução de gastos domésticos.
Primeira atitude a ser tomada, foi, na viagem que fiz, anotávamos tudo o que gastávamos, como comida, roupas, gasolina, foi bom, já que passei 15 dias tendo essa prática. Quando voltei de viagem, a primeira coisa que fiz foi, pegar as faturas do cartão de crédito e fazer os gráficos do passado e a minha surpresa foi terrível...

A conta mercado, que se trata de tudo que foi comprado no mercado, era assustadora:

aqui em casa estava se gastando mais de R$500 em compras no supermercado, para duas pessoas, é demais, então a cada dia mais vejo que quando não se controla as coisas de anda como cego, e pra gente que tem a massa cinzenta que funciona, essa atitude é imconcebível...

Segunda atitude tomada, tudo que se gasta é anotado emn um caderninho, assim, antes da fatura de cartão de crédito chegar, já sabemos quanto teremos que pagar (eliminaçao do achismo), e assim espero eu, poder ajudar meu marido, já que não estou trabalhando, a esticar a grana...

Mas, como amei as resoluções da Lú, aqui coloco as minhas:

Comida: Não comemos mais na rua, nem de fim-de-semana, já que também precisamos emagrecer. Compramos o George Foreman, que é uma maravilha, já que tira toda a gosdura das carnes ( e fica uma delícia) e o fogão praticamente não tem sido usado, já que faço 1kg de arroz integral, congelo emm potinhos e quando preciso, basta descongelar. No mercado, procuro comprar o basicão no Dia, supermercado que vende tudo mais barato e não faço mais compra de mês, os legumes e verduras acabavam indo para o lixo e se gasta mais em compra de mês.

Cosméticos: não compro mais nada de cosméticos no Brasil, dá pra comprar pelo ebay, tudo muito mais barato e tudo coisa muito boa (sábado fui no casamento da minha amiga Renata, e umas amigas achavam que a minha maquiagem era de profissional, era mesmo, da Cristiane, by MAC).


Sapatos e bolsas: sempre que compro uma peça de roupa, sapato, sei lá, eu tiro algo do meu guarda-roupa, já que comprei, é porque precisava então tiro o velho, assim não acumulo tralha.

Lâmpadas: aqui em casa vamos substituir as lâmpadas dicróica ( que consomem um absurdo) por lâmpadas de led, infinitamente mais ecológicas (econômicas).

Uso de produtos de limpeza: só uso os produtos com embalagem spray, que economizam muito os produtos

é isso, espero ter ajudado em algo...

e não esqueça, anote tudo!

5 comentários:

Anônimo disse...

Oi Cris...
Mais uma dica anotada!
A-do-ro o seu blog!
Descobri através do fly, que também descobri recentemente... Estou tentando ser mais organizada.
Bjs
Vanessa

Lu disse...

ADOREI o post!
Vamos nos ajudar nesse projeto! Fiquei interessada nesse sistema que vc mencionou. Adoraria ler mais a respeito. Vou buscar no Google, mas vc indica algum site?
Bjs

Cris Corrêa disse...

Vanessa, muito obrigada por passar por aqui, saiba que vc sempre será bem vinda, e se quiser pode dar sugestões, do que postar, entre e fique a vontade.
Lú, esse projeto é mesmo muito importante, pois se agente não cuidar, o tempo passa e agente ao invés de fazer uma viagem, comprar um bem, gasta o dinheiro, que é tão difícil de ganhar, com tralha...
Site sobre seis siogma no Brasil, tem um grupo chamado, seisigmabrasil, depois faz uma busca, ou isixsigma.com que é americano...

A Historia disse...

Cris.......

Lá no escritório nós temos o 5'Sque eu acho que é meio parecido c/ esse sistema fly né?

Cris Corrêa disse...

Aninha,
é parecido mas, mais eficaz, pois vc não precisa ficar se matando para manter a casa em ordem, se quiser posso te mandar o link do grupo para vc se associar!