quarta-feira, 25 de junho de 2008

Ruth Cardoso - a única primeira-dama que esse país teve depois da Constituição de 88




Ruth Vilaça Correia Leite Cardoso (Araraquara, 19 de setembro de 1930São Paulo, 24 de junho de 2008) foi uma antropóloga brasileira, professora da Universidade de São Paulo. Era casada com Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente do Brasil. Durante o mandato do marido, fundou e presidiu o Comunidade Solidária, atual Comunitas, organização responsável por programas sociais e de voluntariado. Morreu no dia 24 de junho de 2008[1], em sua residência, em decorrência de problemas cardíacos, um dia após realizar cateterismo cardíaco e receber alta hospitalar.

Comunitas é uma organização da sociedade civil de interesse público, com escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Todas as suas iniciativas estão voltadas para o fortalecimento da sociedade civil e a promoção do desenvolvimento social no Brasil.

Criada em 2000 por Ruth Cardoso para garantir a continuidade dos programas gerados pela Comunidade Solidária entre 1995 e 2002, a Comunitas apóia este conjunto de iniciativas que têm hoje alcance e abrangência nacionais.

Estes programas passaram por um processo de reorganização institucional em 2003 quando consolidaram sua autonomia, buscaram novas parcerias e diversificaram suas fontes de recursos. A Comunitas fortalece o conjunto dos programas e amplia seus impactos na realidade brasileira através da geração e disseminação de conhecimento, inovação e sinergia.

A Comunitas é uma organização autônoma e independente, com três áreas prioritárias de ação:

• animar a RedeSol;

• produzir e compartir conhecimentos sobre as estratégias de fortalecimento da sociedade civil e de promoção do desenvolvimento social;

• desenhar e experimentar projetos e ações inovadoras em parceria que poderão vir a se transformar em programas autônomos e em novos modos da rede.

RedeSol é uma comunidade de programas e parceiros animados por valores e propósitos comuns. Concebida como uma rede aberta, horizontal, interativa e em expansão, a RedeSol busca facilitar e ampliar:

• o diálogo, a colaboração e a sinergia entre os programas e iniciativas desenvolvidas pelos nodos da rede;

• a participação e o envolvimento de múltiplos parceiros – empresas, prefeituras, universidades, agentes locais de desenvolvimento, voluntários, agências de financiamento – nas ações em [[curso.

Os valores compartilhados por todos os participantes da RedeSol são: a liberdade e a autonomia, a participação e a cooperação, o exercício da conversação e da busca do consenso, a circulação de conhecimentos e de informações, a multiliderança e a descentralização do saber e do poder.

enquanto essa mulher trabalhou, estudou, se dedicou umas e outras tiram a cidadania italiana, e plastificam a cara a cada dia mais, quanta diferença de uma primeira-dama pra outra...


Nenhum comentário: