quinta-feira, 18 de março de 2010

Princípios da Escola por princípios

PRINCÍPIOS NORTEADORES


1. Soberania
Deus é soberano, governador, absoluto sobre tudo, porém, chama seus filhos para serem soberanos com Ele sobre toda criação. Quando qualquer outro poder começa a ser a fonte de nossas vidas, saímos de sua soberania. A forma significa a estrutura, um arranjo em relação às partes.deve haver um equilíbrio entre o poder e a forma, entre a fonte de autoridade e a estrutura, uma representação ordenada do poder de Deus.
Interno: poder. Externo: forma.
Mat. 7:21; I Tim. 6:15

2. Individualidade
Deus é uno e, no entanto diverso em sua criatividade e expressão.Criou o homem para relacionar-se com ele de maneiraúnica, mas também coletivamente em harmonia.
Deus não coletiviza sua criação. Cada coisa foi criada de forma diferente e com um propósito. Quando se perde essa visão, o resultado é a massificação ou individualismo.
Interno: unidade. Externo: diversidade.
Mat. 18:12; lo 17:21; I Cor 12:12, 14, 27

3. Governo
A capacidade de escolher e restringir-se internamente, resistindo ao pecado e submetendo-se ao Deus de amor, é a marca da liberdade.
No desequilíbrio, ou se deixará à criança entregue a si mesma ou se controlará todas as suas ações e decisões.O correto é exercer o controle externo visando desenvolver o governo interno da criança.
Interno: autogoverno. Externo: família, igreja, governo civil.
Prov. 16:32; 25:28

4. Caráter
Deus deseja que Sua imagem seja formada no homem, expressando Sua glória.Para tanto o submete a pressões, conflitos e trabalhos para edificar sua fé e capacita-lo a resistir e transformar as situações.
Caráter exprime uma marca feita por meio de cortar, gravar, imprimir. A marca de Cristo no coração do individuo a seu tempo começará a manifestar-se como fruto do Espírito . O sistema educacional deve, portanto, produzir uma pressão que privilegie a marca do homem espiritual, em detrimento da velha natureza.
Interno: fé. Externo: obras.
Tia. 2:26; Rom. 5: 3-5

5. Mordomia
Deus como proprietário de todas as coisas, deu ao homem a responsabilidade de administrar tanto seus recursos internos como as coisas materiais externas.
O homem deverá prestar contas a Deus de tudo que tem, a começar sua propriedade básica, que é sua própria consciência.
Interno: consciência. Externo: propriedade.
I Tim. 4:1-2; Mat. 25: 21

6. Semeadura e Colheita
Deus ensina que o homem colhe aquilo que semeia, que há causa e efeito para tudo que se passa ao nosso redor e conosco.
Fomos chamados por Jesus para produzir fruto. Um professor planta no coração do aluno o que está no seu coração, a luz da palavra de Deus.O tempo se encarrega de revelar o que foi plantado, debaixo de oração e na confiança da promessa de Deus.
Interno: semente. Externo fruto.
Mat. 13:3-8; Gal. 7-8

7. Aliança
Deus estabeleceu um equilíbrio entre a unidade interna e a unidade externa, de forma que somente quando há acordo em princípios pode haver unidade em ações.
A unidade interna do Espírito em nossos corações estabelece o fundamento para a união externa de nossas vidas. A unidade das idéias com princípios bíblicos no currículo promoverá a união das ações na vida do aluno.
Interno: unidade. Externo: união.
I Cor. 1:10; Am.3:3


rr

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