terça-feira, 26 de julho de 2011

Ser avó

Mãe, esse poema é pra vc! Copiei do blog da Lú: http://www.pitadasdilu.com.br/2011/07/arte-de-ser-avo.html

Comemoramos e agradecemos à Deus porque "um belo dia, sem que lhe fosse imposta nenhuma das agonias da gestação ou do parto, o doutor lhe põe nos braços uma menina. Completamente grátis - nisso é que está a maravilha. Sem dores, sem choro, aquela criancinha da sua raça, da qual vc morria de saudades, símbolo ou penhor da mocidade perdida".
"Pois aquela criancinha, longe de ser um estranho, é uma menina que se lhe é "devolvida"
"E o espantoso é que todos lhe reconhecem o seu direito sobre ela, ou pelo menos o seu direito de a amar com extravagância, ao contrário, causaria escândalo ou decepção, se vc não a acolhesse imediatamente com todo aquele amor que há anos se acumulava, desdenhado, no seu coração".


"E o misterioso entendimento que há entre avó e neta, na hora em que a mãe castiga, e ela olha para vc, sabendo que, se vc não ousa intervir abertamente, pelo menos lhe dá sua incondicional cumplicidade".
"Sim, tenho certeza de que a vida nos dá os netos para nos compensar de todas as mutilações trazidas pela velhice. São amores novos, profundos e felizes, que vêm ocupar aquele lugar vazio, nostálgico, deixado pelos arroubos juvenis".
"Já a avó não tem direitos legais, mas oferece a sedução do romance e do imprevisto. Mora em outra casa. Traz presentes".
Faz coisas não programadas. Leva a passear, "não ralha nunca". Deixa lambuzar de pirulito. Não tem a menor pretensão pedagógica. É a confidente das horas de ressentimento, o último recurso dos momentos de opressão, a secreta aliada nas crises de rebeldia".


"Uma noite passada em sua casa é uma deliciosa fuga à rotina, tem todos os encantos de uma aventura".


Aliás, desconfio muito de que os netos são melhores que namorados, pois que as violências da mocidade produzem mais lágrimas do que enlevos".


"E quando vc vai embalar a neta e ela, tonta de sono, abre um olho, lhe reconhece, sorri e diz "", seu coração estala de felicidade, como pão ao forno".
(poema de Raquel de 
Queiróz)




te amo, não importa a distância, vc é minha mãe, a mulher que Deus escolheu para cuidar de mim, e amar as minhas filhas!
mesmo longe, estamos perto, e vc faz parte de minhas orações, sempre!!!

Um comentário:

elianaeliasbastos@yahoo.com.br disse...

OIbrigada filha,
Lindo o poema de Raquel de Queiroz. A Bíblia Sagrada nos qiz que" Coroa dos velhos são os filhos dos filhos;e a glória dos filhos são seus pais" Prov.17,6
A Isa e a Rafa são minha coroa e sou feliz por poder vê-las e estar com elas, graças a Deus. Te amo filha.