domingo, 20 de janeiro de 2008

The Hubble Space Telescope

Quando eu era criança, eu não gostava de filmes de espaço e nem de água. Como assim, explique-se melhor.
Bem, eu amava mesmo os filmes do Jerry Lewis, dava muita risada ao lado da minha mãe, que cantava as músicas dos filmes e agente morria de rir. Filmes como Guerra nas Estrelas, Atlantis, eu não entendia nada, e simplesmente odiava.
Até o dia que conheci meu marido. Ele sempre foi um aficcionado por sci fi, e olha que eu o conheço há quase 14 anos, lembro-me da primeira vez que ele me levou ao cinema para assistir o filme do Guerra nas Estrelas episódio 2, eu detestei, tampava os ouvidos pois todo aquele barulho de disparos de armas me incomodava.
Sei que o tempo passou e eu aprendi a gostar do assunto, ainda mais depois que vi as fotos do telescópio Hubble, como pode, o homem achar que é alguma coisa?
Nessa imensidão que é o Universo, e hoje amo o assunto, e por isso é que à partir de hoje pretendo colocar reportagens, fotos e artigos sobre missões espaciais.

Vamos começar pelo Hubble:
quando foi lançado em 1996, uma lente do telescópio tinha um erro de curvatura de 1/50 microns, algo muito, mais muito pequeno que tornava as imagens tiradas não não nítidas. Para isso, foi enviada uma missão para a troca da lente (realizada por astronautas) e as imagens transmitidas foram impactantes:

aurora de saturno

Nenhum comentário: