quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

PLano de curto, médio e longo prazo


Planejamento é algo que nem todo mundo faz. E isso é um pouco perigoso e dispendioso na minha opinião.
Tem gente que simplesmente deixa a vida passar, é isso mesmo, se torna um mero expectador de sua vida.
Bem, ao longo da minha caminhada aprendi algumas coisas, que sem planejamento não se faz nada, não se chega a lugar nenhum.
Meus pais, sempre foram muito preocupados com meu futuro. Preocupados? Quando digo essa palavra não quero dizer que eram estressados, deseperados, não, eles simplesmente traçaram um plano pra mim. Quando era pequena, meus pais diziam que eu seria secretária executiva, então com 9 anos entrei para o curso de inglês, e olha que eles não tinham muitas condições mas, fizeram essa opção já com olho no futuro.
Eu fui crescendo e fazendo as minhas próprias escolhas. Quando tinha uns 12 anos fiquei sabendo que tinha uma escola técnica, que vc prestava um vestibulinho e estudava algo do seu interesse, como edificações, nutrição, e naquela época eu já sabia, que iria estudar lá.
Dito e feito em 94 comecei a estudar na ETE, eletrônica, que eu só amava.
Na escola, tinha uns professores que eram engenheiros, eles nos assustavam dizendo que era difícil, mas, coloquei no meu coração que faria engenharia.
No final de 97. lá estava eu, fazendo a minha matrículo junto com meu pai.
Quando me formei, saí meio cru da faculdade mas, em 2000 ouvi na faculdade sobre uma metodologia para solução de problemas, o seis sigma, eu saí igual uma doida, estudando tudo por minha conta, comprava livros, fazia pesquisa na internet, até que Deus ouviu as minhas súplicas e me tornei black belt.
Sei, esse texto está longo mas, refletindo sobre meu passado, entendo que aquela sementinha do planejamento foi semeada em meu coração ainda quando era muito criança e isso foi bom pra mim, pois agora, próximo aos meus trinta anos, já estou com meus planos de curto, médio e longo prazo escritos e estou trabalhando em cada um deles e tenho certeza, que quando completar 40, terei mais histórias pra contar.
Por isso, se vc ainda não fez seus planos, corra agora, compre um caderninho só seu, e faça seus planos e não se esqueça de colocar na mão de Deus, fazer a sua parte e descansar.

2 comentários:

Anônimo disse...

Amore, sou seu fã # 1 !!!!!
Du

Pitadasdilu disse...

Cris, planejar realmente é muito importante, pois assim ficamos mais traquilos, e deixar nas mãos de Deus para que ele nos conduza é maravilhoso.
Bjos, Lú.