segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Educação

Há alguns meses a realidade sobre a educação veio ao meu conhecimento. A verdade é que a sociedade sempre soube que houve uma ruptura, um momento (não instantâneo) em que a educação começou a degringolar no BRasil.
Crianças dos anos 80 já foram abaladas pelo sistema mas, nada comparado com o momento atual, o estrago veio como uma curva logarítmica e a tendência é piorar, sem dúvidas.
Nada mais que um masterplane onde é tirada a educação é também tirado o raciocínio, a capacidade de análise, e a sociedade se torna uma massa de modelar, e isso não corresponde somente ao cenário político, mas, na sociedade como um todo, onde um coordenador pedagógico, sem análise implanta um novo " método" educacional, crendo que esse se trata do Creme de la Creme da educação.
A vida se torna um grande cenário onde o interlocutor finge que sabe alguma coisa, e o ouvinte finge que entende.
Saber tal realidade é triste mas, também um grande alívio, sair do hipersono, no início é bem desconfortável mas, nos dá a chance de avaliar melhor várias situações e proporcionar a nova geração que vem, a entender a verdade nua e crua, meio como a pílula do matrix e não se enganar mais com discursos estúpidos e medíocres.
Os impactos serão grandes, tenho plena convicção disso, tanto para quem ainda está dentro da matrix quanto para quem está fora, positivos e negativos mas, pra quem está fora só o grande alívio do uso potencial do cérebro por sua própria vontade já vale muito a pena, para os de dentro sobra  as delícias do engano, o sossego do conforto, o vil alcance do "grande desempenho" andando e ruminando com as manadas.
Mas, afinal, a vida é feita de escolhas...
Muito melhor sem atalhos, e enganos, a verdade sempre é a melhor escolha.


Nenhum comentário: