sexta-feira, 25 de abril de 2008

Oprah

Quase nem assito televisão por conta dos estudos, mas, ontem tive a oportunidade de assitir o programa da Oprah.
Achei muito interessante, já que um falava sobre bagunça.
Já falei aqui antes, que já fui muito bagunceira, e que na verdade estou em processo de recuperação, já que se trata de uma luta constante contra a procastinação (deixar para amanhã o que se pode fazer hoje), e o acúmulo de tralha, ou chamado Clutter.
Bem, o programa retratou sobre um acasal, que tinha uma infinidade de coisas acumuladas em casa, um especialista em organização foi até a casa deles, onde viviam em condições imundas com risco até de pegar um doença, tirou toda a tralha e colocou em um depósito de 900m2, vc pode conceber isso em sua mente? 900m2?
O quarto do casal tinha tanta tralha, tanta tralha que dava medo, não tinham nem espaço para dormirem na cama.
Um dos filhos inconformado com aquele acúmulo de sujeira não visitava os pais há 5 anos, e não deixava os filhos conviver com aquele péssimo exemplo.
Que conclusão eu tiro? Bem, muitas pessoas parecem limpas, cheirosas, ordeiras, mas, se vc realmente quer conhecer uma pessoa visite a sua casa. Não, uma visita agendada, onde se dá tempo de mascarar quem realmente é, mas, sim um visita repentina...
Não estou falando que temos que virar robôs e só limpar a casa, até porque o sistema Fly de limpeza e organização prega que temos que viver a vida mas, mantendo tudo em ordem.
Minha mãe, começou a trabalhar fora quando eu tinha uns 12 anos, graças a Deus, tive um excelente exemplo, pois nunca tivemos faxineira mas, desde meus 14 anos já lavava a minha roupa (que modéstia parte é impecável), a casa vivia em ordem, muitas vezes ficava empoeirada mas, estava em ordem.
Quando me casei, não tinha rotina, quase fiquei maluca, pois nunca tivera cuidado de uma casa e de repente ter que dar conta de comida, roupa e limpeza? Foi difícil mas, graças a Deus, meu marido não tem do que reclamar.
Achei interessante o programa, pois retratou que isso é um problema, ninguém começa como um super bagunceiro mas, a coisa vai aumentando de tamanho, se avolumando, e de repente as coisas passam a ser donas da casa e não as pessoas donas das coisas.
Acho que isso se aplica no dia-a-dia, se agente não se vigia, se planeja, compra coisas por impulso, come oque não é para comer, não cuida das coisas como deveria cuidar.
Aqui no Brasil, essa metodologia de organização parece coisa do além, ninguém fala, e se alguém fala logo recebe olhares de crítica mas, a verdade é que sem organização e disciplina ninguém faz nada, nem um curso, faculdade, viagem, casamento, nada.
Deus quando tirou o povo do Egito, usando Moiséis, não foi como um louco, tinha organização, já que se tratava de uma multidão, se todos resolvessem apenas sair correndo, muitas pesssoas com certeza morreriam pisoteadas mas, pelo contrário, eles sairam em fila, ordenadamente sob o comando de Moisés que tinha a ajuda de seu irmão Arão.
E isso me levou a pensar sobre a passagem de Marta e Maria, será que tenho sido mais Marta que Maria?
Mas, como em Eclesiastes diz, há tempo para tudo, e há tempo de adorar, de orar, mas, há tempo também de cuidar, de limpar de zelar.
Pense nisso!

Laundry Room
Laundry Room

Nenhum comentário: